TESTE ÀS CEGAS
Resumo
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Curso: Gestão de Logística
Disciplina: Comunicação Empresarial – 1ª série / 2º período
OBJETIVOS DA AÇÃO
Após uma construção teórica em sala de aula, os alunos precisavam perceber que os resultados propiciados a partir da mídia, ou seja, qualquer resultante proveniente de ações de marketing e de comunicação empresarial é um aglomerado de informação previamente divulgado ao logo da vida do indivíduo. Percebendo que a mídia exerce muita influência no processo de decisão de compra e que existem várias ações que influenciam as decisões de consumo, é importante citar Assael (1992) que vai mais longe e define os benefícios buscados pelos consumidores como sendo função de outras variáveis, tais como:
- Experiências passadas do consumidor: se o consumidor tiver uma experiência positiva com um determinado produto, este produto estará mais propenso a ser incluído entre as opções da próxima compra.
- Características do consumidor: os benefícios que o consumidor procura e suas atitudes de marca são parcialmente condicionadas por suas características demográficas, estilo de vida e a própria personalidade do consumidor. As características do consumidor pode ser um componente importante na estratégia de marketing.
- Motivos do consumidor: experiências passadas e características pessoais podem criar motivos nos consumidores. Segundo Assael (1992), motivos são impulsos gerais que definem uma necessidade e direcionam o comportamento para atender essa necessidade. Motivos comuns incluem fatores como posse, economia, curiosidade, status, prazer. Vale ressaltar que esses motivos não são específicos para algum produto.
- Influências ambientais: muitos produtos são comprados e usados em um grupo social. Esse grupo social pode ter grande influência sobre os benefícios desejados pelos consumidores.
- Ações de marketing: promoção, produto, preço, estratégias dirigidas ao consumidor no ponto de venda. De uma maneira geral, os homens de marketing tentam influenciar o estado atual e desejado pelos consumidores, desenvolvendo companhas promocionais que liguem seus produtos ou serviços a uma alta atratividade individual. Dessa forma foi necessário comprovar junto aos alunos que marca, opinião pública e processos de escolha estão atrelados às experiências que normalmente são adquiridas a partir de uma condução promovida por uma comunicação bem sucedida.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
A importância da comunicação interna e a importância da comunicação externa, no mundo corporativo:
- A função estratégica da comunicação interna (PICE: Plano Integrado de Comunicação Interna) e do endomarketing.
- Os objetivos dos sistemas de comunicação abrangendo todas as partes interessadas por diversos meios (boletins informativos internos; cartazes; vídeos; palestras; jornal interno, jornal externo, jornal mural; reuniões; ombudsman ou ouvidor; atendimento ao consumidor, internet/intranet, campanha de comunicação, boletim externo, multimídia; balanço social, assessoria de imprensa e outros).
- A comunicação nos sistemas de trabalho, no que concerne a ouvir e aprender com o cliente, seja o cliente interno ou o externo, visando à imagem corporativa: patrimônio empresarial.
- Política de boas maneiras no uso da correspondência eletrônica: internet, intranet e extranet.