AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS DE ENSINO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS PELOS DOCENTES NA VISÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

  • UGB FERP UGB
  • Luiza Angélica Paschoeto

Resumo

Este trabalho visa apresentar a pesquisa que está sendo realizada no âmbito do Curso de
Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Geraldo Di Biase, que envolve o uso dos
procedimentos e instrumentos adotados pelos docentes em sua prática pedagógica cotidiana.
A pesquisa tem caráter quantitativo e os dados coletados a partir de questionário aplicado e
respondido pelos alunos das diferentes turmas e períodos, contendo três questões subdivididas
em itens que abarcam técnicas e recursos didáticos empregados pelos professores. Verificouse
que teóricos como Candau, Libâneo e Moura defendem o uso de metodologias que possam
contextualizar a prática social na prática pedagógica, considerando o caráter técnico, ético e
político dessa prática. A metodologia mais defendida é aquela que promove a reflexão e a
ação do estudante, tendo a pesquisa como elemento mediador entre o ensino e a
aprendizagem.

Como Citar
FERP, UGB; PASCHOETO, Luiza Angélica. AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS DE ENSINO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS PELOS DOCENTES NA VISÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. Simpósio, [S.l.], n. 3, oct. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/406>. Acesso em: 24 nov. 2024.