OS JOGOS MUSICAIS COMO FERRAMENTA ARTETERAPÊUTICA COM CRIANÇAS DE OITO A DOZE ANOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
Este artigo busca uma reflexão sobre o uso dos jogos musicais e sua atuação como ferramenta arteterapêutica em crianças de oito a doze anos com déficit de atenção em ambiente escolar. Para tanto, procurou-se abordar e discutir alguns estudos sobre a influência dos jogos musicais e sua aplicação nos processos de dificuldade de aprendizagem dessas crianças. Para melhor compreensão do assunto, recorremos a uma revisão teórica dos trabalhos já realizados nos quais se pesquisou os autores da área de Arteterapia e da Educação Musical. A relação que a música exerce sobre as crianças é claramente perceptível no canto, na dança, e principalmente, nas brincadeiras. A vivência musical desempenhada pelo lúdico interfere no desenvolvimento cognitivo, assim como na sensibilidade das crianças e, nesse sentido, a investigação desse processo na Arteterapia se faz relevante.