A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COMPONENTE CURRICULAR “LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA” NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Resumo
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
O trabalho apresentado traduz a prática das disciplinas Laboratório de Prática Pedagógica III, ministrada no 3º Períodos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no segundo semestre do ano de 2014, com 16 alunos distribuídos em 4 grupos. Neste período o componente curricular tem como tema principal a “Educação das Relações Étnico-Raciais”.
OBJETIVOS DA AÇÃO
O componente curricular desenvolve suas atividades sobre um problema formulado, de caráter interdisciplinar, utilizando uma metodologia que promova as seguintes competências (conteúdos, capacidades, habilidades, atitudes e valores) nos educandos:
- Capacidade para identificar, planejar e resolver problemas.
- Capacidade de abstração, análise e síntese.
- Capacidade de investigação.
- Capacidade de aprender a atualizar-se permanentemente.
- Capacidade de trabalho em equipe.
- Capacidade de tomar decisões.
- Capacidade de comunicação oral e escrita.
- Capacidade criativa.
- Conhecimentos sobre a área de estudo e a profissão.
- Habilidade para buscar, processar e analisar informação.
- Habilidades interpessoais.
Em LPP III, os objetivos da disciplina são:
- Organizar espaços para produção e aquisição de conhecimentos relativos à Educação das Relações Étnico-raciais, por meio da prática dialógica, de forma coletiva; da participação cidadã; e das decisões que afetam a convivência humana.
- Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre Educação das Relações Étnico-raciais e a prática cotidiana que envolve o campo de conhecimento do curso.
- Adquirir visão geral dos problemas que afetam as Relações Étnico-raciais, suas causas e consequências na atualidade.
- Discutir os modos como as identidades sociais passaram a ser acionadas no contexto das mudanças pelas quais vem passando a sociedade brasileira.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
Neste semestre, o conteúdo escolhido foi “A autoidentificação, identidade étnico-racial e heteroclassificação” de professores e estudantes em escolas de ensino fundamental, tomando por base as discussões em torno dos seguintes temas:
- Termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais: identidade, identidade negra, identidade indígena; raça e etnia; racismo, etnocentrismo, preconceito racial, discriminação racial, democracia racial, mestiçagem; preconceito e discriminação.
- Configurações dos conceitos de raça, etnia e cor no Brasil: entre as abordagens acadêmicas e sociais.