APLICANDO A INSTRUÇÃO BASEADA EM CONTEÚDO À SALA DE AULA DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
O presente trabalho é o resultado de estudos iniciados em 2013 na Universidade do Kansas,
buscando uma alternativa para promover uma aprendizagem mais eficaz de língua estrangeira
moderna, sobretudo do Inglês, em escolas de ensino regular. À luz dos PCNs e do Currículo
Mínimo de Língua Estrangeira Moderna do Estado do Rio de Janeiro serão abordados textos
de Stryker e Leaver (1997), Davies (2003) e Pawan (2008) sobre a implementação de uma
abordagem denominada Content-Based Instruction, que prioriza a prática da língua sobre seu
estudo teórico-estrutural, utilizando como pano de fundo gêneros textuais e diferentes temas.
A pesquisa aqui exposta supera a dimensão bibliográfica, apresentando formas de aplicação
da abordagem já testadas em sala de aula e que já se tornaram objeto de várias outras
pesquisas no UGB e de vários encontros regionais de professores de língua estrangeira.