DESENVOLVIMENTO DE VIGAS BI-APOIADAS COMO PROCESSO DE ANCORAGEM PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • UGB FERP UGB
  • Anderson Ribeiro
  • Bruno Myrrha
  • João Henrique Brandenburger

Resumo

Dados de identificação
Curso: Engenharia Civil e Mecânica
Disciplina: Isostática (4º período)
Foi uma atividade lúdica interdisciplinar desenvolvida nas disciplinas de Isostática, com
alunos do quarto período dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, pertencentes
ao Instituto de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias – ICETE do Centro Universitário
Geraldo Di Biase – UGB.Esse trabalho teve como foco, relacionar conceitos técnicos de
disciplinas do ciclo básico e profissionalizante, relacionando a teoria e a prática através do
embasamento de uma teoria de aprendizagem.
Utilizou-se a Teoria de Aprendizagem Significativa, proposta por David Joseph Ausubel, cuja
definição caracteriza que a aprendizagem de novos conhecimentos é possível a partir da
interação com os conhecimentos prévios na estrutura cognitiva do aluno. O processo de
ancoragem permite que o novo conceito quando
introduzido, interaja de forma substantiva a um conhecimento existente.


 


Objetivos da ação
Principal


Projetar e construir recursos didáticos adotando vigas Bi apoiadas como objeto de estudo,
utilizando materiais básicos para seu desenvolvimento.
Secundário
- Mostrar que as disciplinas não são isoladas;
- Aplicar os conteúdos na prática;
- Integrar alunos;
- Motivar os alunos;
Conteúdos trabalhados

Como Citar
FERP, UGB et al. DESENVOLVIMENTO DE VIGAS BI-APOIADAS COMO PROCESSO DE ANCORAGEM PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Simpósio, [S.l.], n. 4, oct. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/447>. Acesso em: 24 nov. 2024.