Gramática Musical

O Ensino por meio da música compondo a Inclusão

  • UGB FERP UGB
  • Adriana Souza

Resumo

Dados de identificação
Escolas: Colégio Estadual Antônio Dias Lima, CAP, Colégio Municipal Doutor Maurício
Amaral.
Séries: CAP (9º ano) e Ensino Médio (1º e 3º ano); Colégio Estadual Antônio Dias Lima em
Angra dos Reis (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (3º ano); Colégio Municipal Doutor Maurício
Amaral em Barra Mansa (7º ao 9º ano). Curso Preparatório para Vestibular e Concursos
Públicos– Professores Associados – Nível Médio e Superior.
Objetivos da ação
Dinamizar a forma de ensinar o conteúdo programático.
a) Proporcionar aos alunos um ensino por meio da música para melhor compreensão da
matéria, auxiliando na fixação dos exercícios.
b) Socializar os alunos trazendo para a sala de aula um ambiente não tão formal e distanciado,
mas, sim, a aproximação do professor/aluno, aluno/aluno, principalmente, os alunos
inclusos.
c) Aproximar o aluno ao prazer do aprender de forma lúdica, direcionando-o para a
aprendizagem.
d) Propiciar o ensino com apreensão e encantamento.
Conteúdos trabalhados
- Regras gramaticais



  • Acento Indicativo da Crase;

  • Uso do Porquê;

  • Uso do Verbo Haver;

  • Transitividade Verbal;

  • Regência Verbal;

  • Pronomes Relativos;

  • Plural dos Substantivos compostos;


 Concordância Verbal do Verbo Haver, Existir e Fazer, Figura de Linguagens).

Como Citar
FERP, UGB; SOUZA, Adriana. Gramática Musical. Simpósio, [S.l.], n. 4, oct. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/450>. Acesso em: 24 nov. 2024.