APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES E A INSTRUÇÃO POR PARES

DA TEORIA À PRÁTICA

  • Rafael Teixeira dos Santos UGB
  • Rosenclever Lopes Gazoni

Resumo

Este artigo tem como foco apresentar pontos de convergência entre as metodologias ativas de ensino apresentadas no âmbito da (re)significação da prática docente. Professores que desejam utilizar a aprendizagem baseada em equipes (ABE), também conhecida como Team-Based Learning (TBL), e a instrução por pares (Peer Instruction), precisam compreender os princípios fundamentais envolvidos na aplicação destas estratégias educacionais e a sequência de eventos necessária para sua implantação efetiva. O objetivo deste artigo é auxiliar o educador, e demonstrar na prática, na compreensão do potencial desta estratégia educacional, incluindo sua capacidade de promover a aprendizagem significativa. De forma geral, é possível identificar alguns objetivos específicos pertinentes ao ensino e aprendizagem na adoção dessas metodologias, a saber: (i) promover a aquisição de conhecimentos pelos alunos; (ii) desenvolver habilidades e atitudes profissionais desejáveis, e (iii) possibilitar que o aluno utilize diferentes processos mentais, como capacidade de levantar hipóteses, comparar, analisar, interpretar e avaliar. Existem alguns princípios fundamentais para o uso eficaz das estratégias de aprendizagem que podem funcionar como o passo-a-passo para quem deseja organizar algumas atividades (aulas) utilizando-se dessas metodologias ativas. Ao final, apresentamos os principais atrativos e os desafios para aqueles que desejam incorporar o ABE e a instrução por pares à sua prática de ensino/aprendizagem.

Como Citar
DOS SANTOS, Rafael Teixeira; LOPES GAZONI, Rosenclever. APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES E A INSTRUÇÃO POR PARES. Simpósio, [S.l.], n. 6, feb. 2018. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/712>. Acesso em: 24 nov. 2024.