VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS
Resumo
É do conhecimento de nós professores de que o aprendizado somente se concretiza quando o aluno confia em si mesmo de que é capaz de aprender. O trabalho com as ciências exatas torna esta falta de confiança dos discentes muitas vezes mais proeminente, uma vez que as respostas são únicas.
Também é de nosso conhecimento as dificuldades encontradas pelos estudantes em aprender e que os jogos didáticos, com seu caráter lúdico diminuem este peso psicológico e também as dificuldades, como a falta de confiança, apresentadas nas salas de aula. De acordo com Vygotsky (apud DUHALDE et. al., 1998, p. 154), uma zona de desenvolvimento proximal é criada no aluno através do jogo, e esta zona permite elaborar habilidades e conhecimentos. Diante desta constatação, o objetivo da prática pedagógica apresentada é tornar o aprendizado da disciplina mais prazeroso para o estudante e trabalhar a confiança em si mesmo, ou seja, a auto estima, a motivação, tornando a aula mais
atraente e os conceitos mais claros e atrativos. O trabalho em grupo e a competitividade desenvolvida pelo lúdico contribuem para o alcance desta meta.