A ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MORFOSSINTÁTICAS DA ESCRITA CULTA DO PORTUGUÊS DO BRASIL UMA REFLEXÃO PARA O ENSINO

Autores

  • Ana Beatriz de Aquino UGB
  • Marianne Monteiro Ferreira UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Palavras-chave:

Gramática, Norma culta, Prática docente

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é contribuir para uma descrição dos fenômenos típicos da escrita culta no português do Brasil voltada para o ensino. Pretendese mais especificamente: (1) descrever as propriedades morfossintáticas da escrita culta no português do Brasil em oposição à fala; (2) apresentar apontamentos para a prática docente no que diz respeito ao ensino do padrão culto escrito. A fim de alcançar os objetivos propostos, foram analisados os seguintes fenômenos: a concordância verbal de 3ª pessoa, a indeterminação do sujeito através do pronome "se", o sujeito nulo, a alternância dos impessoais “ter” e “haver”, as construções de tópicos e os clíticos dativo e acusativo. Para tanto, observaram-se as características desses fenômenos em relação à norma culta, com foco na comparação entre a fala informal e a escrita culta. Para a prática docente, sugere-se o desenvolvimento de atividades com exposição a textos que utilizam a linguagem culta padrão, bem como o desenvolvimento de atividades voltadas para a variação linguística com enfoque nos contextos que dificultam a realização das formas linguísticas padronizadas. Por fim, sugere-se que o estudante tenha acesso à oralidade culta.

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Publicado

2023-08-28

Como Citar

de Aquino, A. B., Monteiro Ferreira, M., & Barros Nespoli, J. (2023). A ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MORFOSSINTÁTICAS DA ESCRITA CULTA DO PORTUGUÊS DO BRASIL UMA REFLEXÃO PARA O ENSINO. JORNIC, 2, PDF. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/jornic/article/view/2900