APRENDIZAGEM, DIFICULDADES COGNITIVAS E NEUROCIÊNCIA: TRÍADE INDISPENSÁVEL PARA A REFLEXÃO ACERCA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Amanda Nathalie Gomes Santos UGB
  • Gilmara Junia Nunes Oliveira UGB
  • Marilane Ferreira Confort UGB

Palavras-chave:

Aprendizagem, Cérebro, Criança, Dificuldades, Escola

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão a respeito de abordagens na Neurociência, mostrando sua eficácia na aprendizagem das crianças que possuem doenças psicológicas e cognitivas, patenteando para os docentes como solucionar essas situações que têm sido decorrentes em sala de aula. O objetivo geral da pesquisa é explorar o assunto, que envolve a Neurociência, expondo para os demais educadores como a neurociência pode auxiliar em seu processo de ensino aprendizagem e salientando a necessidade de buscar nos reinventar, de forma, a entendermos como o ser humano adquire conhecimento, seja ele por meio da atenção, da associação, da memória, da imaginação, do pensamento, da linguagem, resultando, em seu desenvolvimento intelectual, compreendendo assim, o funcionamento do sistema nervoso e como de fato aprendemos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa. Revisaram-se livros e a construção da pesquisa teve fundamentação filosófica em Galvão, Elizabete de Assunção José, Maria Teresa Coelho, Leonor B. Guerra e Ramon M. Consenza.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

Gomes Santos, A. N., Junia Nunes Oliveira, G., & Ferreira Confort, M. (2023). APRENDIZAGEM, DIFICULDADES COGNITIVAS E NEUROCIÊNCIA: TRÍADE INDISPENSÁVEL PARA A REFLEXÃO ACERCA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. JORNIC, 2, PDF. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/jornic/article/view/2959

Edição

Seção

Desenvolvimento Humano e Educacional