AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Joyce Vitória de Almeida UGB
  • Sthela de Souza Silveira UGB
  • Alexandre Batista UGB

Palavras-chave:

Leitura, Texto, Compreensão

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar os mecanismos necessário à compreensão do texto, os conhecimentos necessários ao desenvolvimento da habilidade de leitura e as estratégias utilizadas pelo leitor, contribuindo para a reflexão das práticas de leitura desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa e Leitura. Mais especificamente, pretende-se (1) averiguar os problemas de compreensão do texto através do gênero conto, O Primeiro Beijo; (2) analisar os mecanismos que levam o aluno à compreensão do texto no livro didático. A fundamentação utilizada nesta pesquisa baseia-se no trabalho de KLEIMAN (1989), MARCUCHI (2008), VARGAS (1993), VYGOTSKY (1989), entre outros. A partir desta base teórica, tornou-se possível a criação de um teste aplicado a turmas da segunda série do ensino médio, utilizando as habilidades traçadas pelo Inep como base para a elaboração das questões

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Vitória de Almeida, J., de Souza Silveira, S., & Batista, A. (2023). AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO. JORNIC, 2. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/jornic/article/view/2960

Edição

Seção

Desenvolvimento Humano e Educacional