O ENSINO DAS ORAÇÕES SUBSTANTIVAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO NAS ORAÇÕES ARGUMENTAIS

Autores

  • Aléxia de Andrade Silva Corrêa UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Palavras-chave:

Sintaxe, Queísmo, Ensino de gramática

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é contribuir para a reflexão acerca do ensino de gramática em Língua Portuguesa. Mais especificamente, pretende-se (1) investigar o ensino das orações argumentais (orações substantivas), considerando as características típicas da sintaxe da escrita, no Ensino Médio; (2) propor um conjunto de atividades pedagógicas voltadas para o estudo da subordinação argumental a serviço das práticas de escrita. Para alcançar o objetivo específico (1), foram analisados livros didáticos provenientes dos anos finais da educação básica, com a intenção de investigar o tratamento das orações argumentais, essencialmente as subordinadas substantivas. Verificouse que as atividades oriundas dos livros se preocupam com a identificação e classificação de estruturas em detrimento da promoção da reflexão acerca da língua. Para alcançar o objetivo específico (2), foi proposto um conjunto de cinco atividades visando à reflexão acerca da estrutura de orações argumentais e abordando o fenômeno do queísmo.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

de Andrade Silva Corrêa, A., & Barros Nespoli, J. (2023). O ENSINO DAS ORAÇÕES SUBSTANTIVAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO NAS ORAÇÕES ARGUMENTAIS. JORNIC, 2, PDF. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/jornic/article/view/2984

Edição

Seção

Desenvolvimento Humano e Educacional