TECNOLOGIAS EMERGENTES PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA NO CENÁRIO PANDÊMICO NO UGB

Autores

  • Luis Fellipe Duarte Pereira UGB
  • Missaela de Araujo Gomes Querobino UGB
  • Rafael Teixeira dos Santos UGB

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Educação Emergencial, Metodologias, Pandemia

Resumo

A pandemia ocasionou diversas mudanças na rotina da população mundial, inclusive na educação. Em face de este cenário, surgiu a necessidade de adotar o uso de softwares e outras tecnologias desenvolvidas para possibilitar a continuidade educativa contemporânea. O objetivo do presente trabalho foi analisar o uso de tais ferramentas em caráter emergencial como sustentação do processo educativo. A coleta de dados para a pesquisa foi realizada de janeiro de 2022 a junho de 2022. Os resultados foram dispostos através do Google Forms e trabalhados segundo as estatísticas fornecidas pelo software. Dentre os principais resultados, foram contabilizados que os recursos mais utilizados no contexto pandêmico foram: Teams, Meet e Zoom. Os dados da pesquisa realizada demonstram que os recursos tecnológicos foram fundamentais para a continuidade da educação em meio a um cenário de contaminação mundial, pois, sem a sua existência, devido ao isolamento social, não seria possível a realização do trabalho pedagógico, ocasionando assim, atraso dos alunos em seu aprendizado.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Duarte Pereira, L. F., de Araujo Gomes Querobino, M., & Teixeira dos Santos, R. (2023). TECNOLOGIAS EMERGENTES PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA NO CENÁRIO PANDÊMICO NO UGB. JORNIC, 2, PDF. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/jornic/article/view/3008

Edição

Seção

Desenvolvimento Humano e Educacional