A AQUISIÇÃO DO SUJEITO POR FALANTES BRASILEIROS APRENDENDO INGLÊS COMO L2

Autores

  • Rebeca Macedo Silva UGB
  • Juliana Barros Nespoli UGB

Palavras-chave:

Aquisição de L2, Língua inglesa, Sujeito nulo

Resumo

 A teoria dos Princípios e Parâmetros investiga as diversas semelhanças e diferenças das línguas do mundo. Em relação ao sujeito, percebe-se que um parâmetro que diferencia as línguas naturais é o sujeito nulo. Línguas como o italiano, por exemplo, são marcadas parametricamente como [+ sujeito nulo]. Porém, esse mesmo caso não é observado no inglês, cujo parâmetro é [- sujeito nulo]. Nesse panorama, o PB é um caso particular, dado que se comporta, na oralidade, como língua de sujeito nulo parcial e, na escrita padronizada, como língua de sujeito nulo plena. Considerando as diferenças morfossintáticas entre o inglês e o PB no que diz respeito ao parâmetro do sujeito nulo, pretende-se investigar a aquisição do sujeito por falantes nativos do português do Brasil (PB) aprendendo inglês como L2. Mais precisamente nesta etapa preliminar da pesquisa, pretende-se apresentar um teste linguístico de tradução, constituído por histórias escritas em português, nas quais são apresentadas sentenças gramaticais com o sujeito apagado, que devem ser traduzidas para o inglês por aprendizes brasileiros dessa língua. O intuito desse teste é capturar as realizações de sujeito referenciais e não referenciais por esses aprendizes, o que pode, assim, revelar ou não uma transferência das propriedades morfossintáticas do PB nas construções produzidas do inglês. Espera-se, ao final do estudo, contribuir para o entendimento da aquisição de propriedades morfossintáticas no processo de aprendizagem de inglês como L2.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

Macedo Silva, R., & Barros Nespoli, J. (2024). A AQUISIÇÃO DO SUJEITO POR FALANTES BRASILEIROS APRENDENDO INGLÊS COMO L2. JORNIC, 1, PDF. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/jornic/article/view/3264

Edição

Seção

Tecnologias e Ensino de Línguas