O USO DIDÁTICO DO GÊNERO CANÇÃO NA SALA DE AULA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICAS DIDÁTICAS
Palavras-chave:
PIBID, Práticas Docentes, Teoria da CançãoResumo
O presente artigo trata do relato de experiência de discentes participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) cujo tema é a abordagem do gênero canção em diversas situações de ensino, seja como gênero em si ou como suporte para o estudo de outros componentes do currículo escolar. A pesquisa iniciou-se em 2020 e terminará em fevereiro de 2022 e este artigo tem como objetivo esclarecer a fundamentação teórica, as metodologias, a dinâmica dos encontros e estudo e a produção de conteúdo realizadas durante este período — majoritariamente através de encontros on-line, devido à pandemia da COVID19. Dentre as metas traçadas para a pesquisa, destacamos a capacitação dos discentes para a prática docente por meio de estratégias diversificadas de ensino; a elaboração e realização de atividades que desenvolvam as habilidades e competências de componentes do currículo de Língua Portuguesa, conforme explicitado pela BNCC, usando recursos midiáticos (áudios, vídeos, sites etc.) e lúdicos como facilitadores do processo ensino-aprendizagem; e, ainda, a realização de leituras, interpretação e produção oral e escrita de textos usando o “gênero canção” como articulador. A fundamentação teórica pauta-se, principalmente, nos trabalhos sobre ‘vocalidade’, ‘performance’ e o que podemos nomear de Teoria da Canção, por meio de autores como Paul Zumthor, Luiz Tatit, Cláudia Neiva Matos e Lauro Meller. Tendo em vista o cenário educacional ocasionado pela pandemia, foi necessário, portanto, adaptar o projeto inicial à nova realidade imposta pela integração da tecnologia digital como espaço tanto da pesquisa e estudos quanto da prática docente.