O USO DO GÊNERO “CANÇÃO” NA SALA DE AULA

Autores

  • Ana Beatriz Neves Wanderley Fuly UGB
  • Isabela de Carvalho Barbosa UGB
  • Joyce Vitória de Carvalho de Almeida UGB
  • Fábio Elionar do Carmo Souza UGB

Palavras-chave:

PIBIB, Práticas Pedagógicas, Teoria da Canção

Resumo

O presente artigo relata a experiência dos bolsistas discentes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sob orientação do professor mestre Fábio Elionar do Carmo Souza (UFF/ RJ), cujo tema é a canção popular nas aulas de Língua Portuguesa como gênero em si ou como suporte para a abordagem de outros conteúdos nas aulas de Língua Portuguesa ou Literatura Brasileira conforme orientado pelo MEC (Ministério da Educação), em especificação na BNCC ( Base Nacinal Comum Curricular). O projeto iniciou-se em outubro de 2020 e tem como previsão de encerramento em março de 2022 – frente ao cenário da pandemia da Covid-19. Este artigo tem como objetivo elucidar abase teórica e metodológica utilizada na produção de conteúdo neste período de pesquisa que visa a capacitação dos futuros docentes do curso de Letras (UGB-VR) para utilizar a canção em sala de aula, baseando-se na fundamentação teórica necessária para explorar a canção em seus três eixos significativos (a letra, a música e a performance). A fundamentação teórica utilizada no projeto baseiase no no trabalho dos autores Luiz Tatit (2007; 2009), Cláudia Neiva de Matos (2002; 2014), Lauro Meller (2015) e Paul Zumthor (2014). A partir desta base teórica, torna-se possível a elaboração de atividades práticas e materiais para o ensino, usando recursos midiáticos e lúdicos como facilitadores do processo ensino-aprendizagem na elaboração de vídeos, aulas, apostilas e jogos para uso em sala de aula, como objetiva o programa de pesquisa.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Wanderley Fuly, A. B. N., Barbosa, I. de C., de Almeida, J. V. de C., & Souza, F. E. do C. (2024). O USO DO GÊNERO “CANÇÃO” NA SALA DE AULA. JORNIC, 1, PDF. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/jornic/article/view/3298

Edição

Seção

Tecnologias e Ensino de Línguas