PERCEPÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO SUPERIOR

Estudo de Caso de Sistema Colaborativo para a Práxis do Novo Educador e Educando Digital

Autores

  • André Ricardo Prazeres Rodrigues
  • Welington Leoncio Costa

Resumo

Neste artigo, as percepções sobre os processos de ensino e aprendizagem, nos leva a um novo olhar de forma colaborativa para a transmissão do conhecimento socialmente construído, com a tecnologia. Desta forma, este artigo tem como objetivo geral, analisar as reais necessidades de um ensino voltado para uma sociedade em rede e homem digital, que permita despertar atitude colaborativa, pela qual o educador possa construir conceitos e fundamentar-se na argumentação, com uma visão sintetizada dos sistemas colaborativos. Os objetivos específicos são descrever sobre a revolução caracterizada por uma inovação e a descontinuidade nos diferentes setores do Mercado; e analisar os sistemas colaborativos considerando as características da nova sociedade e do novo ser humano digital, presentes em sala de aula. A pesquisa de campo de caráter quantitativo, realizada por meio de questionário aplicado junto aos docentes e discentes de diferentes áreas do ensino superior, viabilizou a confirmação da hipótese que foi verificar se a transmissão do conhecimento, por meio da implementação de projetos colaborativos, pode contribuir na “práxis” para o ensino e a aprendizagem. Os resultados obtidos com a pesquisa de campo atenderam aos objetivos propostos e confirmaram a hipótese deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-21

Como Citar

Rodrigues, A. R. P., & Costa, W. L. (2019). PERCEPÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO SUPERIOR: Estudo de Caso de Sistema Colaborativo para a Práxis do Novo Educador e Educando Digital. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (7). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/1227