DO NUNCA SONHAR AO SONHO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO

Por uma prática empática, inclusiva e consciente

Autores

  • Sônia de Alcantara Gouveia
  • Ana Bárbara de Souza Dourado Muniz
  • Yasmim de Oliveira Brandão

Resumo

Este artigo aborda a questão do sonhar na educação diante das dificuldades de aprendizagem, bem como a viabilidade de mudar práticas engessadas que permeiam a escola através da reflexão sobre a realidade, a fim de favorecer a aprendizagem de todos estudantes. A partir disso estabelecemos como nosso objetivo, explorar as possibilidades de mudança frente aos novos desafios do século XXI. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e audiovisual, destacando o documentário Nunca me sonharam (2017) que relata a realidade de jovens brasileiros inseridos em diversas escolas do país. Consideramos que sonhar é preciso, mudar posturas e compreender os alunos é necessário, lançando um novo olhar ao ato de ensinar e aprender, assim como alinhar os sonhos ao real vivenciado em prática.

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Publicado

2019-02-22

Como Citar

Gouveia, S. de A., Muniz, A. B. de S. D., & Brandão, Y. de O. (2019). DO NUNCA SONHAR AO SONHO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO: Por uma prática empática, inclusiva e consciente. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (7). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/1277