O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Principais Dificuldades Enfrentadas nas Classes Regulares

Autores

  • Fábio Souza da Silva
  • Raquel Santos Xavier

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a importância da efetiva aprendizagem matemática nos anos iniciais de escolaridade, bem como investigar os principais fatores que influenciam para o insucesso em grande escala deste processo educativo em algumas escolas. Para tanto, utilizamos como ponto chave uma pesquisa de campo realizada em uma escola do município de Piraí – RJ. Para a realização deste trabalho, fez-se necessário o estudo crítico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que diz respeito ao Ensino de Matemática no Ensino Fundamental - Anos Iniciais; a aplicação de um questionário a docentes atuantes da respectiva modalidade de ensino e, a análise de avaliações dos discentes das duas turmas de 5º ano atendidas pela escola. Através dos dados obtidos, percebeu-se que, em virtude das dificuldades acentuadas de aprendizagem, é fundamental que ocorra um trabalho intenso por parte de toda a comunidade escolar para amenizar estes resultados negativos. Dessa forma, com o consentimento e apoio da equipe pedagógica da instituição, este estudo, em seu final, expõe e dialoga sobre possíveis propostas de intervenção voltadas para o impasse encontrado, considerando a realidade escolar e o trabalho pedagógico ali desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-19

Como Citar

Silva, F. S. da, & Xavier, R. S. (2021). O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Principais Dificuldades Enfrentadas nas Classes Regulares. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (9). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2238