O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Sala de Aula Invertida e o Uso das Tecnologias Digitais de Informação

Autores

  • Aline Moreira de Oliveira
  • Carlos José de Oliveira

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a aplicabilidade de Metodologias Ativas de ensino, na educação remota, com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC ́s). As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) proporcionaram admiráveis mudanças no ensino à distância. Elas têm sido incorporadas gradativamente ao currículo escolar e a sua utilização contribui para a autonomia didático-cientifica, e traz autonomia e censo de trabalho individual e coletivo. Os docentes atualmente lidam com estudantes que têm facilidade de interação com tecnologias digitais, por isso é necessário o uso de metodologias de ensino que atraiam a atenção e os motivem a aprender. Trata-se de um relato de experiência docente. O estudo foi desenvolvido no curso de Direito da Universidade Geraldo de Biase, campus localizado na cidade de Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro a partir do relato de experiência na utilização da metodologia ativa denominada flipped classroom ou sala de aula invertida (SAI) e da metodologia de gamificação para apoiar o processo ensino-aprendizagem no primeiro semestre de 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Oliveira, A. M. de, & Oliveira, C. J. de. (2021). O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: Sala de Aula Invertida e o Uso das Tecnologias Digitais de Informação. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (9). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2335