ENSINO BASEADO EM PESQUISA: Método Científico como Ferramenta de Aprendizagem na Era da Informação

Autores

  • Anderson de Oliveira Ribeiro
  • Gustavo de Paiva Silva
  • Marcos Vinicius Colaço Gonçalves

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem para a aplicação de Ensino Baseado em Pesquisa (EBP), esta Metodologia Ativa é uma oportunidade de municiar o professor de ferramentas que, além de ensinar os conteúdos formais, possa introduzir os discentes no universo da pesquisa acadêmica. O objetivo é implementar o EBP de modo que as competências de investigação e construção de conhecimento sejam transmitidas ao longo do desenvolvimento da disciplina e que resulte na apresentação de uma pesquisa científica pelos discentes. A contribuição deste artigo é constatar que mesmo na falta do pleno domínio de convenções do gênero acadêmico/científico dos discentes, isto não foi um impeditivo para a implementação da metodologia e que a identificação dos déficits em metodologia de pesquisa, unidos com ações mitigadoras, podem trazer substancial melhoria em suas habilidades e competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

de Oliveira Ribeiro, A., de Paiva Silva, G., & Colaço Gonçalves, M. V. (2022). ENSINO BASEADO EM PESQUISA: Método Científico como Ferramenta de Aprendizagem na Era da Informação. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (10). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2493