OS QUATRO TEMPERAMENTOS HUMANOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA DOCÊNCIA

Autores

  • Alexandra Gabriela Sant'ana Pinto
  • Juliana Gomes Coelho
  • Adriana Silva Arantes Ernesto

Resumo

O presente estudo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo analisar a contribuição dos temperamentos para a educação, conforme a teoria de Hipócrates. A partir da conceituação, frisou-se a distinção entre temperamento, personalidade e caráter. Subsequente ao conceito de temperamento, houve a análise de cada um deles: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático, com suas características - incluindo qualidades e fraquezas -, e sua influência no processo de ensino – aprendizagem. Esta abordagem fornece aos educadores um conhecimento mais profundo de seus alunos, a partir da observação de sua forma típica de aprender. Desta forma, eles saberão lidar adequadamente com as crianças, tendo em vista suas peculiaridades e colaborando para que sua aprendizagem transcorra com êxito.

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Publicado

2022-04-08

Como Citar

Gabriela Sant'ana Pinto, A., Gomes Coelho, J., & Silva Arantes Ernesto, A. (2022). OS QUATRO TEMPERAMENTOS HUMANOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA DOCÊNCIA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (10). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2503