A PRÁTICA DA PEDAGOGIA SISTÊMICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Carla Maia Ventura
  • Carolina Expedita Ferreira Couto
  • Adriana Silva Arantes Ernesto

Resumo

Este trabalho realiza uma pesquisa bibliográfica, com base principalmente na produção dos autores Bert Hellinger, Marianne Franke-Griscksch e Oliveira Júnior, buscando apresentar o conceito da Pedagogia Sistêmica e verificar se a mesma pode contribuir para melhoria do processo ensino-aprendizagem. A Pedagogia Sistêmica vem ampliando a visão do que pode existir acerca das dificuldades de aprendizagem, levando em conta o que há de oculto nos sistemas familiares e escolares que impedem a pessoa de crescer. Através dos estudos de Bert Hellinger, que está presente em vários países do mundo e vem crescendo no Brasil como alternativas sistêmicas, como a Constelação Familiar Sistêmica, que olha os transtornos de aprendizagem de um outro lugar. A Pedagogia Sistêmica pode ser aplicada em situações de desintegração, de dificuldades de aprendizagem, de problemas comportamentais, em conflitos e quaisquer problemáticas que surjam direta e indiretamente no sistema escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-08

Como Citar

Maia Ventura, C., Expedita Ferreira Couto, C., & Silva Arantes Ernesto, A. (2022). A PRÁTICA DA PEDAGOGIA SISTÊMICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (10). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2504