AS ORAÇÕES ADJETIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma Análise de Produções Escritas

Autores

  • Daniela Alves Ferreira
  • Juliana Barros Nespoli

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para as reflexões sobre o ensino de gramática em Língua Portuguesa. Como objetivos específicos, pretende-se (1) investigar a utilização de orações adjetivas como recurso gramatical produtor de sentidos na produção textual de alunos do ensino básico e (2) discutir sobre como os apontamentos teóricos apresentados podem contribuir para o quadro descritivo que deve ser apresentado em sala de aula. Para tanto, analisaram-se redações coletadas no site UOL, que foram produzidas por estudante de Ensino Médio, entre julho de 2018 e dezembro de 2019. Foram constatados os seguintes desvios em relação ao padrão culto escrito das orações adjetivas: falta de pontuação (ou uso da vírgula), estratégia de relativização cortadora, falta do uso de uma oração adjetiva e uso inadequado do pronome relativo. Com base em gramáticas tradicionais, foi possível compreender como as orações adjetivas são reproduzidas no ambiente escolar.

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

Alves Ferreira, D., & Barros Nespoli, J. (2022). AS ORAÇÕES ADJETIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma Análise de Produções Escritas. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (10). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2531