A CATEGORIA SUJEITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma Análise das Dificuldades de Escrita

Autores

  • Nayana Pereira Campos Leite Nunes
  • Juliana Barros Nespoli

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão a respeito do ensino de gramática voltado para as práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa. Mais especificamente, pretende-se investigar os contextos morfossintáticos que levam às dificuldades apresentadas por alunos de ensino básico na realização da categoria sujeito. Para tanto, foi desenvolvida uma análise sobre quais são os contextos morfossintáticos que influenciam os erros de escrita padronizada nas produções de textos de alunos do ensino básico e, através dessa análise, foi elaborado um quadro como síntese desses contextos. Concluiu-se que muitos alunos se familiarizam com a gramática, mas não conseguem conciliar essas regras com a escrita. Desta forma, compreende-se que, no ensino de gramática, nas aulas de Língua Portuguesa, faz-se necessário que o professor contemple todos os componentes essenciais, incluindo os gramaticais, no processo de ensino-aprendizagem para que o aluno consiga ler, interpretar e produzir textos coesos e coerentes.

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

Pereira Campos Leite Nunes, N., & Barros Nespoli, J. (2022). A CATEGORIA SUJEITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma Análise das Dificuldades de Escrita. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (10). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2537