PSICOPEDAGOGIA E ANTIRRACISMO: Uma Análise da Implementação da Lei 10.639/03

Autores

  • Conceição Aparecida Fernandes Lima Panizzi
  • Lucíola A. Nonanto Valentim
  • Teresa Martins dos Santos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a implementação da Lei 10.639/03 que garante a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o papel da Psicopedagogia nesse contexto. Foi feito um estudo exploratório utilizando a pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados por meio de questionário realizado na Plataforma Google Forms, aplicado a funcionários e professores de escolas públicas e privadas da educação infantil, ensino fundamental e médio, da cidade de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Analisamos se após 18 anos da lei sancionada, foi possível notar progresso em relação a conscientização contra o racismo nas escolas, bem como refletimos sobre o papel do profissional de Psicopedagogia na promoção de uma educação antirracista.

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

Aparecida Fernandes Lima Panizzi, C., A. Nonanto Valentim, L., & Martins dos Santos, T. (2022). PSICOPEDAGOGIA E ANTIRRACISMO: Uma Análise da Implementação da Lei 10.639/03. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (10). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2551