O DESENVOLVIMENTO DA GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA APLICÁVEL AO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Wilton Rogério Rozário
  • Emilson Loche
  • Elisa Ferreira Silva de Alcantara

Resumo

O crescente interesse dos discentes pela prática dos jogos eletrônicos, buscando superar suas múltiplas fases, tem seguido no sentido contrário ao interesse e motivação desses alunos pelo estudo de disciplinas regulares do ensino superior. Analisando cuidadosamente os jogos, percebe-se que não são os temas os principais responsáveis pela sedução e o fascínio dos seus praticantes, mas a maneira como eles são expostos. Assim, o objetivo do presente estudo é apresentar o desenvolvimento da gamificação como uma metodologia ativa de ensino aplicável na educação superior; visando o alinhamento entre as abordagens dos conteúdos essenciais ao desenvolvimento profissional, a redução do hiato universidade-empresa e o universo cognitivo dos discentes do século XXI. O estudo detalha as principais características dos jogos eletrônicos e propõe uma estratégia para a implantação gradual da metodologia de ensino baseada na gamificação nas instituições de ensino superior.

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

Rozário, W. R., Loche, E., & Ferreira Silva de Alcantara, E. (2022). O DESENVOLVIMENTO DA GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA APLICÁVEL AO ENSINO SUPERIOR. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (10). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2564