AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO

STUDENTS' READING STRATEGIES IN TEACHING AVERAGE

Autores

  • Alexandre Batista da Silva
  • Joyce Vitória de Almeida
  • Sthela de Souza Silveira

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar os mecanismos necessários à compreensão do texto, os conhecimentos necessários ao desenvolvimento da habilidade de leitura e as estratégias utilizadas pelo leitor, contribuindo para a reflexão das práticas de leitura desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa e Leitura. Mais especificamente, pretende-se (1) averiguar os problemas de compreensão do texto através do gênero conto, O Primeiro Beijo; (2) analisar os mecanismos que levam o aluno à compreensão do texto no livro didático. A fundamentação utilizada nesta pesquisa baseia-se no trabalho de KLEIMAN (1989), MARCUCHI (2008), VARGAS (1993), VYGOTSKY (1989), entre outros. A partir desta base teórica, tornou-se possível a criação de um teste aplicado a turmas da segunda série do ensino médio, utilizando as habilidades traçadas pelo Inep como base para a elaboração das questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

da Silva, A. B., de Almeida, J. V., & Silveira, S. de S. (2023). AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO: STUDENTS’ READING STRATEGIES IN TEACHING AVERAGE. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (11), 1. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2728