AS NOVAS FORMAS DE LEITURA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Análise de Material Didático

THE NEW FORMS OF READING AND LANGUAGE TEACHING PORTUGUESE: Analysis of Didactic Material

Autores

  • Erick Corrêa Pinto Soares
  • Vitória Hadassa Pinheiro de Carvalho Barbosa
  • Juliana Barros Nespoli

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral discutir o desenvolvimento das práticas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa. O objetivo específico é investigar a forma como é tratada a leitura no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, foi analisado o livro Multiversos: Língua Portuguesa (Ensino Médio), de Maria Tereza A. Campos e Lucas S. Oda, publicado em 2020 pela FDT Educação. Os aspectos considerados na análise foram: a concepção de leitura adotada; a diversidade de textos; as atividades que propiciam (ou não) diferentes momentos de contato com o texto; e as oportunidades de inserção do estudante/leitor na cultura digital. Assim, verificou-se uma abordagem sociointeracional de leitura, contemplada a partir do desenvolvimento de atividades pré-textuais, textuais e pós-textuais, além de uma diversidade de gêneros textuais, tanto tradicionais quanto oriundos dos meios digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Como Citar

Soares, E. C. P., Barbosa, V. H. P. de C., & Nespoli, J. B. (2023). AS NOVAS FORMAS DE LEITURA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: Análise de Material Didático: THE NEW FORMS OF READING AND LANGUAGE TEACHING PORTUGUESE: Analysis of Didactic Material. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (11), 1. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2757