O PERCURSO HISTÓRICO E OS PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA

THE HISTORICAL JOURNEY AND THE PEDAGOGICAL ASSUMPTIONS THE USE OF ACTIVE METHODOLOGIES IN THE CLASSROOM

Autores

  • Nayara Silva de Alcantara
  • Guilherme Ribeiro de Paula

Resumo

O presente artigo objetiva discutir os pressupostos teóricos e históricos que levaram à utilização de metodologias ativas em sala de aula. Por meio da pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, foi possível o levantamento de ideias e conceitos acerca do histórico e dos pressupostos pedagógicos da utilização das metodologias ativas. Acreditava-se que a disciplina em sala de aula seria o fator fundamental da aprendizagem. Com isso, o modo de ensinar e aprender são ressignificados, surgindo, assim, diversas metodologias que focam na aprendizagem do educando, estas que visam colocá-los em uma posição ativa. Para a utilização das metodologias ativas em sala de aula, o docente precisa possuir um domínio sobre essas ferramentas e, para além disso, conseguir instigar os discentes a essa forma de aprender. Conclui-se, dessa forma, que as metodologias ativas são uma alternativa para romper com o modo tradicional de ensino que está instaurado no cenário educacional.

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

Alcantara, N. S. de, & Paula, G. R. de. (2023). O PERCURSO HISTÓRICO E OS PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA: THE HISTORICAL JOURNEY AND THE PEDAGOGICAL ASSUMPTIONS THE USE OF ACTIVE METHODOLOGIES IN THE CLASSROOM. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (11), 1. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2765