OS NOVOS SABERES: Uma Perspectiva para a Educação

THE NEW KNOWLEDGE: A Perspective for Education

Autores

  • Lucas Franzone de Oliveira Vilela
  • Rafaela Luiz da Silva Archanjo
  • Yasmin de Castro Lopes
  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o modelo de educação aplicado nas escolas públicas brasileiras cujas propostas englobam a formação integral do indivíduo e a aprendizagem significativa, de modo a prepará-lo e capacitá-lo para a vida cidadã, com conhecimento e respeito às leis e às diferenças culturais presentes em uma sociedade democrática e consciente de sua participação política utilizando, para tanto, temas transversais como por exemplo: Direitos Humanos, Pluralidade Cultural, Saúde, Ética, Meio Ambiente e Orientação Sexual, que são abordados em sala de aula de diferentes formas em todas as disciplinas. Diante isso, esse estudo desenvolveu uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, juntamente como uma pesquisa de campo realizada por meio de questionário, com o objetivo de conhecer a maneira como esses temas são abordados nas aulas, segundo a visão dos estudantes da Educação Básica. Verificou-se que alguns temas são abordados com mais frequência, como Ética e Meio Ambiente enquanto outros são menos valorizados, como é o caso de Educação Alimentar e Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-04

Como Citar

Vilela, L. F. de O., Archanjo, R. L. da S., Lopes, Y. de C., & Guimarães, L. A. P. (2023). OS NOVOS SABERES: Uma Perspectiva para a Educação: THE NEW KNOWLEDGE: A Perspective for Education. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (11), 14. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/2780