AULA PRÁTICA PARA CRIAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO PADRÃO

Autores

  • UGB FERP UGB
  • Flávio Pires

Resumo

APRESENTAÇÃO (DADOS DE IDENTIFICAÇÃO)

De uma forma geral os alunos que ingressam no curso tem o conhecimento da realidade do chão de fábrica e dos seus problemas cotidianos. Ter essa experiência, seja por intermédio de estágios, de visitas ou por simulação em laboratórios/exercícios práticos é fundamental para a preparação desse profissional para o mercado de trabalho. A partir dessa necessidade, foram desenvolvidas aulas práticas que simulam a rotina de um processo produtivo com seus problemas e soluções mais comuns, de forma a conseguir os melhores resultados em termos de qualidade, produtividade e custos. Nesse contexto, no primeiro semestre de 2013 foi desenvolvida uma aula prática de criação do Procedimento Padrão, que é uma metodologia que permite definir a forma mais otimizada para execução de uma tarefa num posto de trabalho. Essa aula prática foi desenvolvida na disciplina Contextualização em Engenharia de Produção I, e destaca-se a efetiva participação dos graduandos na simulação.

 

OBJETIVOS DA AÇÃO

Preparar melhor os alunos de Engenharia de produção para o mercado de trabalho, fazendo com que eles estejam familiarizados com um processo produtivo, seus problemas e suas soluções com base nas ferramentas e métodos usados nos sistemas de produção enxuta.

 

CONTEÚDOS DOS TRABALHOS

Em outras palavras, o Procedimento Padrão é um documento que expressa o planejamento de um trabalho repetitivo que deve ser executado para o alcance da meta padrão. O desenvolvimento desse exercício se justifica pelos desafios que os engenheiros encontrarão no mercado de trabalho:

  • Baixa produtividade industrial do Brasil.
  • Dificuldade em desenvolver setores mais dinâmicos.
  • Melhoria da qualidade na formação do Engenheiro de Produção.

A aula foi desenvolvida no laboratório de processos

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

FERP, U., & Pires, F. (2017). AULA PRÁTICA PARA CRIAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO PADRÃO. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (2). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/295