A DESIGUALDADE SOCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Audrey Sampaio Müller Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

Este artigo investiga a intrincada problemática da desigualdade educacional, analisando suas manifestações e impactos no cenário educacional brasileiro. Ao abordar a disparidade no acesso aos recursos educacionais, as influências socioeconômicas nas trajetórias acadêmicas e as consequências dessas desigualdades, o estudo destaca a urgência de transformações no sistema educacional. O trabalho propõe soluções abrangentes, incluindo o investimento equitativo em educação, programas de apoio aos alunos e a formação contínua de professores, rompendo com as barreiras existentes. Ao considerar a importância de políticas específicas para a inclusão de minorias e grupos marginalizados, assim como a participação ativa dos pais, o artigo busca contribuir para o diálogo sobre a construção de uma educação mais equitativa e justa. Conclui reiterando o compromisso contínuo necessário para transformar a desigualdade educacional em um ideal alcançado, moldando um futuro no qual cada aluno tenha acesso igualitário ao conhecimento, independentemente de suas situações socioeconômicas.

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Publicado

2024-02-15

Como Citar

Müller, A. S., & Guimarães, L. A. P. (2024). A DESIGUALDADE SOCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (12), 1. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3061