INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: Teoria e prática

Autores

  • Cristiane Gonçalves Moura Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Maria Ilma de Andrade Silva Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Elisa Ferreira Silva de Alcantara Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

A interdisciplinaridade, como abordagem pedagógica, visa integrar disciplinas e perspectivas diversas, cultivando habilidades críticas, reflexivas e analíticas nos estudantes, sendo essencial para a formação no ensino superior ao prepará-los para desafios contemporâneos. No entanto, sua prática enfrenta desafios, como falta de formação dos docentes, desalinhamento curricular, desorganização e falta de incentivos institucionais para mudanças. Superar tais obstáculos demanda um compromisso institucional para fomentar uma cultura de colaboração interdisciplinar, flexibilidade curricular e estratégias eficazes. No Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB, a interdisciplinaridade está incorporada nos Projetos Pedagógicos, refletindo o compromisso institucional, embora, como em muitas universidades, o UGB esteja gradualmente adotando a interdisciplinaridade como prática regular, especialmente em alguns cursos e disciplinas.

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Publicado

2024-02-15

Como Citar

Moura, C. G., Silva, M. I. de A., & de Alcantara, E. F. S. (2024). INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: Teoria e prática. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (12), 1. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3063