DESAFIOS NA ESCRITA DA REDAÇÃO ENEM: ENTRE A MEMORIZAÇÃO DE ESTRUTURA E A PRÁTICA ARGUMENTATIVA.

Autores

  • Alexandre Batista da Silva Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Elisa Andrade Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

A redação exigida no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, trata da dissertação argumentativa pautada em cinco competências bem delimitadas. Muitos candidatos demonstram, no entanto, dificuldades na seleção e organização das ideias, o que é avaliado, sobretudo, nas competências II e III. Observa-se que a memorização de estruturas prontas não é garantia de que o texto apresente aprofundamento de ideias e argumentação consistente. Desse modo, superficialmente, o texto segue os comandos solicitados pela banca, porém, no quesito semântico, de maior relevância na escrita, decresce consideravelmente. É essencial, por isso, investigar os obstáculos presentes na argumentação a fim de que se busquem soluções no trabalho com produção textual em sala de aula.

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Publicado

2024-02-20

Como Citar

Batista da Silva, A., & Andrade, E. (2024). DESAFIOS NA ESCRITA DA REDAÇÃO ENEM: ENTRE A MEMORIZAÇÃO DE ESTRUTURA E A PRÁTICA ARGUMENTATIVA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (12), 1. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3111