EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: Um desafio para a docência contemporânea

Autores

  • Diovani Pereira de Alcantara Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Natália Silva de Alcantara Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Nayara Silva de Alcantara Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

Esta pesquisa aborda a inclusão do aluno surdo na prática pedagógica e na realidade do Ensino Superior. O objetivo geral é analisar os principais desafios do Professor ao lidar com o Aluno Surdo no Ensino Superior, identificando nos objetivos específicos quais são as principais dificuldades encontradas pelos professores na sua atuação e quais os mecanismos que eles desenvolvem no sentido de vencer estas dificuldades e participar ativamente não só na certificação desses alunos, mas na formação ativa e no crescimento professional e social. Esta investigação se dá de maneira descritivo exploratório, em uma abordagem qualitativa. Para colher as informações necessárias, os autores optaram pela observação, revisão bibliográfica e levantamento de dados com profissionais que tem tido a oportunidade de lidar com o desafio em questão. Os dados evidenciaram que entre os principais desafios do professor, estão a falta de experiência em lidar com o aluno surdo, a dificuldade com Libras e a complexidade na aquisição do novo idioma.

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Publicado

2024-03-15

Como Citar

Pereira de Alcantara, D., Silva de Alcantara, N., & Silva de Alcantara, N. (2024). EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR: Um desafio para a docência contemporânea. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (12), 5. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3156