A DUALIDADE DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

Autores

  • Bárbara Barbosa Fernandes Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Lucas Gamaliel Fernandes Machado Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Marilane Ferreira Confort Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

O presente trabalho teve como finalidade avaliar a democratização do ensino, sobretudo por intermédio da educação à distância, sob a perspectiva de acessibilidade e qualidade. Nesse aspecto, além da compreensão do contexto histórico e legislativo do Ensino Superior no Brasil, foi possível perceber que a educação é promovida por intermédio de metodologias eficazes de ensino, sendo certo que é indispensável a junção de teoria e prática quando se fala em educação profissionalizante. O EaD possibilita o ensino de forma virtual e acessível, sem a presença física do aluno, a um custo inferior, na maioria das vezes, do curso presencial, o que certamente confere um aumento no número de matrículas. Todavia, questiona-se se a educação, como um direito de todos e dever precípuo do Estado, é materializada e assegurada por esta nova forma de ensino, tema central desta pesquisa bibliográfica e documental.

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Publicado

2024-03-18

Como Citar

Fernandes, B. B., Machado, L. G. F., & Confort, M. F. (2024). A DUALIDADE DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (12). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3187