A IMPLANTAÇÃO DO PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO NA ATENÇÃOPRIMÁRIA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA/RJ: relatos de práticas de extensão universitária

Autores

  • Thiago Rosa Assis de Oliveira Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Júlia Viana Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Fabyele Ramos Ventura Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

O pré-natal psicológico se trata de um projeto de extensão universitária realizado pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda/RJ, que busca levar acolhimento e escuta psicológica as gestantes assistidas pela rede pública de saúde do município, tendo seu enfoque na atenção primária dos bairros Santa Cruz, Siderlândia e Volta Grande. O projeto teve como objetivo fornecer um acompanhamento próximo e humanizado às gestantes, bem como recursos para que lidem com os atravessamentos típicos e atípicos da gestação, de forma a prevenir, ou amenizar o sofrimento psíquico enfrentado por uma parcela significativa de puérperas. Através da metodologia da psicoterapia breve e da interconsulta, as estagiárias realizaram uma entrevista semiestruturada com as gestantes, a fim de conhecer e compreender os aspectos de sua gestação no campo psicossocial. O projeto foi capaz de promover acolhimento, escuta e maior compreensão de aspectos característicos da gravidez, levando informações e prevenção para transtornos como ansiedade e depressão gestacional e/ou pós-parto, entre outros. Ressalta-se que o projeto ainda se encontra em processo de desenvolvimento e adaptação às demandas apresentadas pelo público atendido, bem como, às dificuldades institucionais encontradas nas unidades básicas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Oliveira, T. R. A. de, Monteiro, J. V., & Ventura, F. R. (2024). A IMPLANTAÇÃO DO PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO NA ATENÇÃOPRIMÁRIA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA/RJ: relatos de práticas de extensão universitária. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (12). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3200