A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR E NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Jéssica Faustino de Freitas Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Conceição Aparecida Fernandes Lima Paniz Centro Universitário Geraldo Di Biase
  • Natália Oliveira da Silva Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

A inclusão da pessoa com deficiência visual nas universidades não se resume apenas ao acesso físico aos espaços e recursos, mas também envolve a criação de um ambiente inclusivo, acolhedor e livre de preconceitos. Isso implica na promoção de uma cultura inclusiva, onde todos os estudantes tenham suas habilidades valorizadas e suas dificuldades minimizadas. A presença do deficiente visual nas universidades traz benefícios para toda a comunidade acadêmica. A diversidade de perspectivas enriquece o ambiente de aprendizagem, estimula a criatividade e promove o desenvolvimento de habilidades sociais e ambientais. Além disso, a inclusão educacional contribui para a formação de profissionais mais preparados para lidar com a diversidade e para construir uma sociedade mais justa e igualitária. O trabalho visa explorar os desafios enfrentados por essas pessoas e as estratégias que podem ser adotadas para promover sua inclusão no ambiente escolar, o objetivo é contribuir para a conscientização e promoção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos

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Publicado

2024-03-20

Como Citar

Faustino de Freitas, J., Aparecida Fernandes Lima Paniz, C., & Oliveira da Silva, N. (2024). A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR E NO MERCADO DE TRABALHO. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (12), 1. Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3207