SOFTWARES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • UGB FERP UGB
  • Carlos Vitor Carvalho

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os softwares educacionais FLUXOVENTO, CONSTRUFIG3D e VISUALFIG3D. Tais softwares podem ser utilizados em sala de aula como ferramenta de apoio, especificamente em disciplinas das áreas de arquitetura, matemática e engenharia. Os sistemas apresentados neste trabalho, são resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos desde 1999 pelo autor deste trabalho e estão inseridos em linhas de pesquisas onde uma das ideias principais é desenvolver ambientes computacionais multidisciplinares, que utilizam técnicas na área de Sistemas e Computação, para solucionar problemas das mais diversas áreas como educação, medicina, engenharias, física, matemática, biologia, geologia, etc. A Teoria da Aprendizagem Significativa é o referencial teórico que norteia este trabalho, onde os softwares atuam como materiais potencialmente significativos, que juntamente com os conhecimentos prévios e vontade de aprender constituem o núcleo principal da teoria.

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

FERP, U., & Carvalho, C. V. (2017). SOFTWARES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (2). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/338