RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DO TANGRAM NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • UGB FERP UGB
  • Fábio da Silva
  • Marcos Cordeiro

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Durante primeiro simpósio do instituto superior de Educação, a oficina de Tangramfoi
aplicada a turma de 2° período do Curso de Licenciatura em Matemática. Esta foi realizada no
Laboratório de Educação Matemática do UGB, em Volta Redonda.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Apresentar e explorar o Tangram como recurso didático.
Objetivos específicos
· explorar o Tangram como recurso didático para a compreensão de conceitos geométricos;
· estimular o raciocínio lógico ao utilizar o Tangram para compor outras figuras
geométricas;
· apresentar uma maneira lúdica e diferenciada de trabalhar Geometria;
· verificar a possibilidade de inserir esta atividade em aula.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
Utilização do Tangram, como recurso didático na exploração de conceitos básicos de
geometria, tais como:segmentos, vértices, ângulos, triângulos, paralelogramos, área,
perímetro, semelhança, simetria, proporção, etc., além da utilização do mesmo para o estudo
das frações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

FERP, U., da Silva, F., & Cordeiro, M. (2017). RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DO TANGRAM NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (2). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/344