FORMAÇÃO DE GESTORES ÉTICOS E INOVADORES

A Filosofia como Base na Educação em Administração

Autores

  • Daniela Natividade UGB

Resumo

A formação de gestores éticos e inovadores no curso de Administração requer uma abordagem pedagógica que valorize a ética como conteúdo essencial da Filosofia. Este artigo tem como objetivo analisar a relevância do ensino de ética e Filosofia na formação de administradores comprometidos com a inovação e a responsabilidade social, bem como identificar práticas pedagógicas que possam superar os desafios do desinteresse dos estudantes e promover um aprendizado significativo. A metodologia utilizada consiste em uma análise teórica baseada em marcos históricos e contemporâneos do ensino de Filosofia no Brasil, destacando a importância de metodologias ativas e criativas. Práticas como estudos de caso, gamificação e aprendizagem baseada em problemas (PBL) são abordadas como ferramentas eficazes para conectar a teoria à prática, capacitando os alunos a resolver dilemas éticos e a desenvolver competências críticas e reflexivas. Essas estratégias promovem não apenas a formação de gestores mais éticos e inovadores, mas também de organizações mais responsáveis e sustentáveis.

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

Natividade, D. (2025). FORMAÇÃO DE GESTORES ÉTICOS E INOVADORES: A Filosofia como Base na Educação em Administração. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3446