REVISÃO NARRATIVA DO TESTE DA LINGUINHA

Autores

  • Alexia de Almeida UGB
  • Lorena Toniolo UGB
  • Priscila Felix UGB

Resumo

O Teste da Linguinha é um exame preventivo de grande relevância, destinado à identificação precoce de alterações no frênulo lingual, como a anquiloglossia, condição que pode comprometer funções essenciais, como sucção, mastigação, deglutição e fala. Desenvolvido no Brasil a partir do protocolo elaborado pela fonoaudióloga Roberta Martinelli, o teste foi instituído como obrigatório pela Lei Federal nº 13.002/2014, integrando-se à triagem neonatal como uma prática indispensável à saúde infantil. O fonoaudiólogo exerce um papel fundamental nesse contexto, sendo o profissional responsável pela aplicação do exame, diagnóstico da condição e planejamento de intervenções precoces, promovendo o pleno desenvolvimento das funções orais e comunicativas. Este artigo realiza uma análise da parte histórica do Teste da Linguinha, com uma revisão narrativa e enfatizando sua concepção, realização, implementação e a relevância do papel do fonoaudiólogo no contexto dessa prática preventiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexia de Almeida, UGB

O Teste da Linguinha é um exame preventivo de grande relevância, destinado à identificação precoce de alterações no frênulo lingual, como a anquiloglossia, condição que pode comprometer funções essenciais, como sucção, mastigação, deglutição e fala. Desenvolvido no Brasil a partir do protocolo elaborado pela fonoaudióloga Roberta Martinelli, o teste foi instituído como obrigatório pela Lei Federal nº 13.002/2014, integrando-se à triagem neonatal como uma prática indispensável à saúde infantil. O fonoaudiólogo exerce um papel fundamental nesse contexto, sendo o profissional responsável pela aplicação do exame, diagnóstico da condição e planejamento de intervenções precoces, promovendo o pleno desenvolvimento das funções orais e comunicativas. Este artigo realiza uma análise da parte histórica do Teste da Linguinha, com uma revisão narrativa e enfatizando sua concepção, realização, implementação e a relevância do papel do fonoaudiólogo no contexto dessa prática preventiva.

Downloads

Publicado

2025-05-14

Como Citar

de Almeida, A., Toniolo, L., & Felix, P. (2025). REVISÃO NARRATIVA DO TESTE DA LINGUINHA. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3453