EXAMES DE TIPAGEM SANGUÍNEA E FATOR RH COMO INSTRUMENTO PARA SE TRABALHAR CONTEÚDOS DO PROGRAMA CURRICULAR DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • UGB FERP UGB
  • Altagratia Chiesse
  • Renato Teixeira

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Curso: Ciências Biológicas – 3º ano/5º período – alunos do Projeto PIBID

Disciplina: Genética

 

OBJETIVOS DA AÇÃO

Despertar a criatividade nos alunos para desenvolverem ideias e metodologias que visem à solução de problemas de falta de interesse e dificuldades de aprendizagem na disciplina de ciências biológicas no ensino médio. Capacitar os alunos a escolher e elaborar atividades práticas com vistas a complementarem e enriquecerem o conteúdo das aulas teóricas do ensino de ciências. Explorar a utilização de uma prática laboratorial simples como um recurso didático para a compreensão dos fenômenos básicos com respeito à ação da genética na seleção dos tipos e dos fatores sanguíneos.

 

CONTEÚDOS TRABALHADOS

Protocolos para a realização de exames de sangue com fins didáticos. Mecanismos de hereditariedade em genética que selecionam o tipo sanguíneo (genética do sistema ABO e do fator Rh), a reação de aglutinação e a relação entre antígenos e anticorpos.

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

FERP, U., Chiesse, A., & Teixeira, R. (2017). EXAMES DE TIPAGEM SANGUÍNEA E FATOR RH COMO INSTRUMENTO PARA SE TRABALHAR CONTEÚDOS DO PROGRAMA CURRICULAR DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (3). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/346