DIREÇÃO ESCOLAR:

A intrínseca relação entre a gestão e a liderança

Autores

  • Elisa Ferreira Silva de Alcantara UGB
  • Guilherme Ribeiro de Paula UGB
  • Nayara Silva de Alcantara UGB

Resumo

Este artigo analisa a intrínseca relação entre gestão e liderança no contexto da direção escolar, destacando sua complementaridade e importância para a construção de escolas democráticas e participativas. A partir de uma metodologia exclusivamente bibliográfica, o estudo explora conceitos, diferenças e interações entre as dimensões de gestão e liderança, enfatizando seus impactos no desempenho da comunidade escolar. Argumenta-se que diretores que equilibram competências gerenciais e habilidades de liderança promovem um ambiente colaborativo, inovador e comprometido com o desenvolvimento integral dos alunos e com a melhoria contínua da educação. Ao integrar essas dimensões, gestores escolares podem alinhar demandas administrativas e pedagógicas, resultando em práticas educacionais mais eficazes e transformadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

de Alcantara, E. F. S., de Paula, G. R., & de Alcantara, N. S. (2025). DIREÇÃO ESCOLAR:: A intrínseca relação entre a gestão e a liderança. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3470