ENIGMAS NA APRENDIZAGEM:

Explorando a inclusão em escape rooms

Autores

  • Laila Alves Santos UGB

Resumo

Não é missão fácil atrair e manter alunos engajados dentro do ambiente escolar. O que dizer de alunos que travam batalhas diárias com barreiras físicas e/ou cognitivas? Quando somamos tais impedimentos à falta de elementos inovadores e atraentes no ensino, temos como resultado a rotina e monotonia em nossas aulas que podem levar à amotivação dos alunos de inclusão. É com esses fatores em mente que propomos aqui os escape rooms como artefatos docentes para a mediação de conteúdo e para a promoção da colaboração e socialização entre alunos ouvintes e surdos. Para tanto, especificamente, vamos: 1) buscar estratégias de acessibilidade para discentes surdos a partir de análise bibliográfica; e 2) sugerir um escape room com desafios digitais que promovam a colaboração entre alunos. Contamos com a ferramenta genially para a criação do nosso escape room, que conta com a tradução em Libras a partir de vídeos e desafios que promovem a cooperação entre alunos-jogadores surdos e ouvintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-05-15

Como Citar

Santos, L. A. (2025). ENIGMAS NA APRENDIZAGEM:: Explorando a inclusão em escape rooms. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3472