O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL ARGUMENTAÇÃO:

Entre o discurso e o texto escrito

Autores

  • Alexandre Batista da Silva UGB

Resumo

A escola tem despendido muito esforço para o ensino da redação do gênero dissertativo-argumentativo como resposta à demanda social imposta pelas modalidades de acesso dos estudantes da Educação Básica ao nível superior. Entretanto, apesar da vasta produção científica sobre o tema, o ensino desse gênero textual vem sendo constituído de estratégias automatizadas de produção de textos em série, sem que o processo de construção da argumentação seja experimentado efetivamente pelos estudantes. O resultado dessa metodologia de ensino tem sido textos autossuficientes em relação à composição estrutural, padronizados, mas tematicamente pouco relacionados à discussão maior do assunto abordado, com o qual o texto deveria estar em franco diálogo

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Publicado

2025-05-15

Como Citar

da Silva, A. B. (2025). O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL ARGUMENTAÇÃO:: Entre o discurso e o texto escrito. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3481