TRANSTORNO DE PÂNICO:

Suas implicações em sala de aula

Autores

  • Adilson Dias Bastos UGB

Resumo

O transtorno de pânico é caracterizado por ataques recorrentes de intensa ansiedade e alterações físicas inesperadas, como taquicardia, sudorese, tremores e sensação de sufocamento. Esses episódios são abruptos, atingindo o ápice em minutos e frequentemente associados ao medo de morrer, enlouquecer ou perder o controle. Após as crises iniciais, os indivíduos podem desenvolver comportamento de esquiva e agorafobia, evitando situações em que acreditam que seria difícil escapar ou obter ajuda, o que compromete sua rotina e qualidade de vida. Freud propõe que a angústia, no transtorno do pânico, remonta ao desamparo original vivido no nascimento, servindo como protótipo para outras experiências de ansiedade ao longo da vida. Esse desamparo, segundo a psicanálise, impulsiona o recalque e reflete a luta do ego para lidar com os estímulos avassaladores. O tratamento combina psicoterapia e medicação. Por meio do entendimento das origens emocionais das crises, o paciente pode ressignificar seus medos e reduzir a intensidade dos ataques. Por fim, apontase para a adoção de algumas estratégias emergenciais em situações de crises de pânico.

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Publicado

2025-05-15

Como Citar

Bastos, A. D. (2025). TRANSTORNO DE PÂNICO:: Suas implicações em sala de aula. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3490