CONECTANDO VOZES E SABERES

A Implementação do Podcast como Ferramenta Pedagógica e o seu Papel na Integração e Colaboração entre os Alunos da Instituição

Autores

  • Ana Carolina de Assis Camargo UGB
  • Nilcério de Caires Horato Filho UGB
  • Thais Ataíde dos Santos UGB
  • Rafael Teixeira dos Santos UGB

Resumo

Incentivar a implementação de uma sala de podcast na Instituição para instigar a integração entre os alunos, o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação e principalmente o compartilhamento de ideias e experiências, contribuindo para a formação de uma prática pedagógica inovadora que favoreça a participação ativa no processo educacional dos mesmos. Esse artigo tem como objetivo geral analisar a efetividade da implementação de podcasts como ferramenta pedagógica em uma instituição de ensino, com foco em sua contribuição para a integração e colaboração entre os alunos, além de identificar os impactos dessa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Especificamente, identifica as principais características e funcionalidades dos podcasts, desenvolve e implementa um projeto piloto de produção de podcasts desde a concepção até a divulgação e apresenta os impactos da utilização dos podcasts no processo de ensino-aprendizagem, considerando a produção de conteúdo, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além do grau de integração e colaboração entre os alunos durante o processo de produção dos podcasts. Ademais, sinaliza os principais desafios encontrados na implementação dos podcasts como ferramenta pedagógica e propõe soluções para superá-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

Camargo, A. C. de A., Filho, N. de C. H., dos Santos, T. A., & dos Santos, R. T. (2025). CONECTANDO VOZES E SABERES: A Implementação do Podcast como Ferramenta Pedagógica e o seu Papel na Integração e Colaboração entre os Alunos da Instituição. Simpósio De Práticas Pedagógicas Do UGB, (13). Recuperado de https://revista.ugb.edu.br/simposio/article/view/3507